domingo, 1 de junho de 2014

Afinação



Cantar afinado é a primeira grande dificuldade de todos aqueles que estão iniciando suas aulas de canto, principalmente quem nunca teve contato algum com algum instrumento.
Mesmo aqueles que tiveram contato com a música sentem muita dificuldade no início para cantar com uma afinação correta, isso acontece porque para cantar com uma afinação correta não basta ter ouvido musical bem afinado e sair por aí cantando que tudo vai ser fácil assim, pelo contrário, ter um bom ouvido musical é apenas parte do processo de como cantar afinado que envolve tanto ouvido como fisiologia da voz e treinamento de diversas áreas do corpo relacionadas à produção e emissão da voz.

Vou dar algumas dicas que servem tanto para quem está começando quanto para quem já canta e tem percebido pequenos deslizes de afinação e pretende fazer ajustes nestes erros para que eles não voltem a ocorrer.

Existem dois fatores principais que influenciam a capacidade de afinação de uma pessoa. O primeiro é a habilidade de diferenciar os sons captados, um processo que começa com a recepção pela orelha e vai até seu processamento na área auditiva do sistema nervoso. É ali que são decifrados e classificados os sons recebidos para que depois possam ser reproduzidos com exatidão. Porém, pode ocorrer de a pessoa reconhecer as notas, os timbres e a freqüência musical mas não conseguir repetir o som com exatidão. Aí entra em cena o segundo fator importante na afinação, a capacidade das cordas vocais de alcançarem diferentes notas. Nem sempre as cordas estão treinadas para se encurtarem o bastante na hora de atingir um tom grave nem se alongarem o suficiente para chegar aos tons mais agudos. A soma desses dois fatores é que determina se você é uma cantora ou um cantor em potencial.
"Basicamente, uma pessoa afinada é capaz de distinguir sons e de reproduzi-los adequadamente", afirma a fonoaudióloga Gisele Gasparini, do Centro de Estudos da Voz, em São Paulo. A genética ajuda nessa história, pois alguns já nascem com a capacidade de percepção sonora e a elasticidade das cordas vocais mais desenvolvidas. Mas, assim como você pode correr para exercitar suas pernas, é perfeitamente possível botar seus ouvidos e cordas vocais para malhar com a ajuda de um especialista ou em aulas de canto.

Vocalizes

Ah os vocalizes, todo estudante de canto odeia passar meses em cima deles, principalmente nas primeiras aulas, mas como já disse anteriormente no artigo Aprender Cantar Sozinho, os vocalizes são e sempre serão exercícios que acompanharam você até o fim dos seus estudos, ou seja, enquanto você quiser cantar você precisará fazer vocalizes, mas vamos falar mais sobre isso em um artigo específico para eles.
Vamos ter atenção agora para o fato de que não existe exercício melhor para afinação do que esse, pois irá treinar tanto seu ouvido como a as suas pregas vocais e musculatura para cantar com afinação correta e precisão na execução delas.
Todo exercício para corrigir vozes e ouvidos desafinados seguem o mesmo conceito que os vocalizes.

Referências

Outra forma de estudar afinação é com base em referências exatas, não adianta você ouvir um cd de rock ao vivo da sua banda de hardcore, se o assunto é afinação então você deve estar próximo de uma referência exata, para fazer isso eu sempre aconselho o uso de cds gravados em estúdio pois o tratamento dado a afinação é muito melhor.
Para estudar dessa forma você deve ser extremamente criterioso e critico, iguale suas notas e execução ao máximo com a do cantor que você estiver ouvindo, se preocupe com cada nota que saia fora, seja exigente em seus estudos para que você tenha retorno o mais breve possível.

Grave o que você canta

Bato nessa tecla sempre e quero seja natural para quem lê esses artigos, gravar aquilo que canta é fundamental para seus estudos, existem erros de afinação que você só vai perceber gravando.
Quem costuma gravar ensaios de sua banda pode afirmar com maior precisão isso que estou dizendo, muitas vezes a música rolou perfeitamente, porém quando você vai ouvir a gravação é outra coisa. Por isso eu digo e repito grave sempre e Solte a Voz!

Quanto tempo leva?

A resposta para essa pergunta é impossível, pois depende do seu nível e a qualidade dos seus estudos, mas por experiências que tive com meus alunos posso afirmar com segurança que se você estudar com muito foco e sendo exigente com você na execução dos vocalizes, as pessoas ao seu redor já vão perceber mudanças em uma semana.
Afirmo com certeza, caso você também queira perceber siga a dica acima e grave tudo.

Respiração e Apoio

Outra coisa que é pavor dos alunos de canto e que todos nós sabemos que é realmente muito chato, são os exercícios de respiração que nos deixam tontos e cansados quando os executamos, mas é impossível se manter afinado sem uma boa sustentação e apoio diafragmático. Estudando corretamente, em um mês você já irá notar diferença na sustentação das notas.

Conclusão

Para que você consiga resultados será necessário paciência, estude sempre e mantenha um nível de exigência alto enquanto estuda, com isso você não terá grandes problemas no futuro.
 por Ícaro Melo

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review