sexta-feira, 23 de maio de 2014

Impostação Vocal


Impostação Vocal

Impostar a voz é usar todos os recursos técnicos disponíveis como respiração, apoio, Articulação e ressonância, tirando a voz de lugares que podem prejudicar o Canto, por exemplo: garganta (Voz gutural) , nariz (Voz anasalada) e faringe (voz entubada, abafada). O ideal é uma voz equilibrada usando todos os pontos de ressonância procurando sempre colocar a voz, pressão de som para cima, preenchendo toda a cabeça, principalmente a máscara.
Colocar a voz pra cima, encaixar a voz geralmente são termos usados pelos professores quando querem se referir a impostação da voz.
A impostação se dá através de exercícios específicos como Boca Chiúsa (Boca fechada) e vocalizes usando diversas combinações de vogais, escalas e tonalidades, exercitando a voz em toda a sua extensão, aplicando a técnica respiratória, abertura de boca e projeção do som.
Existem pelo menos três maneiras de se cantar ou de impostação vocal, depnedendo do timbre do cantor ou gênero musical.
1) Impostação Total.: Impostação usada no canto Lírico que ficou conhecido na Itália onde surgiu como "Bel Canto", pela beleza , pelo uso máximo da Técnica, trabalhando a igualdade do timbre e por trabalhar a extensão total das vozes. Esse estilo é muito usado e aproveitado na Ópera. O trabalho é feito principalmente em cima de Vogais.
2) Impostação da Fala: Aqui se canta como se fala. Não há uma preocupação em igualar a voz e sim o aproveitamento do seu timbre particular e sua região confortável. Esse jeito de cantar, impostar a voz é ultilizado no Canto popular e em alguns casos no Gospel. A técnica visa aprimorar o que cada um tem de especial.
3) Impostação Mediana: É a que usamos nos musicais. Chamamos de mediana porque ela fica entre a fala e o Lírico (Bel Canto) e por isso é conhecida como Belting, pensando em um diminutivo do Bel canto já que não tem tanto volume e há uma importância grande com o texto uma extensão da fala. No Belting além do canto também utilizamos outros recursos como dança, teatro, figurino e etc. É uma modernização da Ópera, uma vez que na ópera também utilizamos teatro, figurino e etc. No Belting na mairoria das vezes em uma nota aguda o som é um tanto nasal enquanto que no popular iria pro falsete e na ópera para a Voz de Cabeça, ou seja: já que o belting fica no Meio podemos ter um agudo Nasalizado, um agudo bem cheio com voz de Cabeça e podemos ter também meio falseteado dependendo do papel no Musical e Técnica do Cantor.

Um comentário:

Leandro disse...

Excelente, grande blog
confesso que não gosto de ver gente me olhando durante os ensaios ou me ouvindo
Daí, aqui tem vizinhos e não há nada no mundo que me faça soltar a voz com essa sensação que to sendo ouvido.
Se canto pra um público me solto muito bem, paradoxalmente... essa coisa de não gostar de ensaiar com gente olhando.
:)

Total de visualizações de página

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review