sexta-feira, 23 de maio de 2014

ARTICULAÇÃO Voz Falada

ARTICULAÇÃO 

Dando continuidade as postagens sobre o funcionamento do aparelho fonador, falarei um pouco sobre ARTICULAÇÃO.

Qual a semelhança entre a figura ao lado e a nossa ARTICULAÇÃO?

De um modo simples, podemos afirmar que a articulação é responsável pela "moldagem" dos sons que produzimos. É ela que dará "forma" a cada som  depois de amplificado pelos nossos ressonadores. (Veja mais em: Ressonância na Voz Falada)


Os diversos sons da língua são produzidos pelas cavidades acima da laringe. Os sons são moldados através de movimentos precisos de língua, lábios e mandíbula. A articulação deve ser precisa para que as palavras sejam inteligíveis. Os movimentos articulatórios são definidos pela língua utilizada, porém o padrão de articulação sofre influência de fatores emocionais do discurso.

A articulação propicia, além da inteligibilidade da mensagem, um equilíbrio da ressonância vocal. Uma articulação ampla contribui para o equilíbrio das pressões supra e infraglóticas, obtendo uma voz com projeção sem esforço vocal. Como já mencionei inúmeras vezes, TUDO ESTÁ INTERLIGADO, se há um déficit em qualquer das "partes" do aparelho fonador, certamente, o comprometimento será no todo.
Podemos então definir Articulação do som como a passagem do fluxo de ar por algumas estruturas móveis, que podem impedir, bloquear, canalizar ou moldar o som. As estruturas articulatórias para fala são: lábios, bochechas, palato duro, dentes, crista alveolar e palato mole.

Classificação da ARTICULAÇÃO na
Voz Falada
Podemos classificar os tipos de articulação na voz falada em 3 categorias:

- Articulação precisa (é aquela adequada para nossa fala, bem aceita socialmente, há um equilíbrio em todas as estruturas envolvidas)
- Articulação imprecisa (não há muito movimento dos lábios e os dentes ficam praticamente ocluídos, geralmente é acompanhada de loudness diminuido, ou seja, volume baixo)
- Articulação exagerada (o indivíduo faz um esforço desnecessário e há excesso de movimentos da língua, lábios e na abertura da boca).

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review