segunda-feira, 18 de junho de 2012

Apogiaturas

Appoggiatura ou apogiatura, (do italiano appogiare, apoiar) é uma nota característica de um intervalo melódico, escrita um grau acima ou abaixo da nota que a sucede (nota principal), retirando parte do valor desta (normalmente metade do valor, embora no tempo ternário retire apenas a terça parte).
A appoggiatura é representada na pauta como uma nota menor (por vezes com um traço oblíquo) anexada à nota principal.A apogiatura não é utilizada apenas na voz, mas sim em todos instrumentos musicais quando executam melodias para dar um toque a mais e colocar a cara do músico que está interpretando.
No canto a apogiatura é uma técnica que abre um leque enorme de possibilidades para o cantor, e o próprio melisma não seria nada sem a apogiatura, um grande exemplo de utilização de apogiatura e o melhor deles na minha opnião é o da cantora Lauryn Hill, ela usa perfeitamente essa técnica, e praticamente todos os seus improvisos são trabalhados em cima de uma boa apogiatura e um vibrato forte.

O que é Apogiatura

Apogiatura é um termo musical que se refere a uma nota utilizada para ornamentar a melodia principal da música, esta nota secundária pode estar abaixo ou acima da nota principal mas deve ser uma nota vizinha, vendo a grosso modo parece que apogiatura e melisma são a mesma coisa, mas isso não é verdade.
Dentro do melisma podem e existem diversas apogiaturas, mas a apogiatura por si só não é um melisma, se você ainda não conhece a definição de melisma confira nosso artigo “Melisma, conheça tudo sobre o assunto”.

A apogiatura não é utilizada apenas na voz, mas sim em todos instrumentos musicais quando executam melodias para dar um toque a mais e colocar a cara do músico que está interpretando.
No canto a apogiatura é uma técnica que abre um leque enorme de possibilidades para o cantor, e o próprio melisma não seria nada sem a apogiatura, um grande exemplo de utilização de apogiatura e o melhor deles na minha opnião é o da cantora Lauryn Hill.
Ela usa perfeitamente essa técnica, e praticamente todos os seus improvisos são trabalhados em cima de uma boa apogiatura e um vibrato forte.


Como estudar Apogiatura

Incialmente você deve estar com seu vibrato em dia, pois como mencionado em outros artigos, o vibrato é a técnica mãe de praticamente todas as técnicas de ornamentação no canto, para você que está aprendendo cantar agora não deixe de ver nosso artigo sobre vibrato aqui no Cantar Bem e nossos exercícios também. Estando com o vibrato em dia uma forma interessante de trabalhar sua mente para executar conscientemente as apogiaturas é através de um instrumento, ou fazendo isso mentalmente. Você irá cantar ou tocar um pedaço da melodia original e após ter a melodia na cabeça, comece a procurar por espaços para colocar uma nota, faça isso uma nota de cada vez e decore tudo, depois faça em outras partes da música. Com isso você irá treinar sua mente para criar e decorar interpretações que você mesmo irá montar a partir disso.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review