segunda-feira, 5 de março de 2012

Como cantar com Drive na Voz - Vocal Rasgado


Técnica para vocal rasgado Tem um texto bastante legal sobre drive
Usado por diversos cantores, principalmente do Rock e Metal, faz um efeito muito interessante na forma de cantar, mas deve ser usado com muito cuidado e atenção
, pois é muito fácil acabar com a voz em poucos minutos.
Estilo de cantar usado por diversos cantores, principalmente do Rock e Metal com o: David Coverdale (Whitesnake), Cris Cornel (Audioslave), Steven Tyller (Aerosm ith) Ronnie James Dio entre outros, que faz uso de um timbre bsujob ou brasgadob. Normal mente enfatiza uma intenção agressiva, ou de força na interpretação das canções. Esse som faz um efeito muito interessante na forma de cantar, mas deve ser usad o com muito cuidado e atenção, pois é muito fácil acabar com a voz em poucos min utos ou músicas cantando rasgado sem uso da técnica adequada.
Uma forma bem eficaz de se começar o treino do drive é o bfryb que é um exercício de fonoaudiologia para corrigir postura da prega vocal. Ele consiste em soltar pou co ar emitindo um som rouco, grave e ao mesmo tempo suave. No início é ideal can tar uma nota somente para se estabilizar a sonoridade. Já numa segunda fase, par ta da nota grave e vá subindo glissando (como um motor de carro acelerando ou gu itarra com slide) para começar a alcançar as notas mais agudas e estabilizar a i mpostação juntamente com a sonoridade. Feito isso, que não se consegue da noite para o dia, o treino do drive será uma mistura de desenvolvimento muscular e bom gosto, ou seja, escolher a hora certa de se aplicar a técnica sempre em prol da interpretação que a música exige. 13/09/06 Luka Para se iniciar efetivamente o treino dessa forma de cantar é preciso um control e muito eficiente de respiração, apoio do diafragma, relaxamento de todos os mús culos da laringe e controle do palato mole (final do céu da boca onde se encontr a a úvula) para que a tensão não aconteça nas pregas vocais, ou seja, é preciso desenvolver as técnicas básicas do canto antes de começar o treino do drive. Cos tumo exemplificar de forma simples a sensação que se deve ter para usar esse rec urso: Quando se enche um balão de festa e solta o ar esticando a boca do mesmo, o ar faz um som rasgado espremido enquanto sai. Então agora imagine o palato mol e sendo a boca do balão. Ao invés de levantá-lo como é o usual para se impostar a voz, deixe-o baixo. Esse é o segredo. O som da voz rasgada ou drive deve resul tar no palato mole e não na garganta. Pois fazer drive na laringe é suicídio voc al.
Como pré-requisito para o estudo dessa técnica é necessário um conhecimento plen o da voz e uma musculatura tanto vocal quanto respiratória bem fortalecida, pois o treino é bem puxado e no início fatalmente cansa. Os tempos de treinamento de vem ser curtos, poucos minutos de vocalizes específicos e sempre sob a orientaçã o de um professor de canto que entenda do assunto.

9 comentários:

RAY disse...

cara,tava fazendo esses exercicios daeh quando fui para o microfone a voz ficou muito ruim powxa tem como me dar uma dica????

Pensamentos de Luz disse...

A dica é cantar com o diafragma e treino .pratique os exercicios até fluir naturalmente e cante com raiva q o drive sairá melhor.

Unknown disse...

na verdade para o drive fluir correto a respiração diafragmatica tem que estar correta caso contrario vc pode estar usando a musculatura na regiao da garganta onde a tensão vai machucar a prega vocal

Anônimo disse...

Manow, tem alguma exercício pra manter o palato da maneira citada? tipo você disse que precisa estar relaxado, pois naturalmente quando cantamos ele sobe ou algo do tipo certo? mas tem alguma forma de cantar ou maneira de se praticar esse relaxamento? Valeu! xD

Anônimo disse...

Como eu faço pra conseguir ter um login nesse blog? também enviei a dúvida a cima

Pensamentos de Luz disse...

Ola é so assinar o blog na parte de baixo

Pensamentos de Luz disse...

Postarei exercícios!!

Unknown disse...

Fábio vc canta assim ??
posta um video pra gente

Unknown disse...

Faço aulas de canto há 3 anos e há 5 dias cantei pela primeira vez aplicando essa técnica
Não tive dificuldade para fazer o drive justamente devido ao amadurecimento nos exercícios vocais durante esse tempo

Gostei muito da dica de cantar com raiva e realmente funcional bem

Total de visualizações de página

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review