domingo, 16 de janeiro de 2011

Acorde



Acorde

Acorde é uma combinação de 3 ou mais notas. Quando for combinação de 3 notas, chamamos de triade, é utilizado na formação dos acordes maiores, menores, aumentados e diminutos. Quando for combinação de 4 notas, chamamos de tétrade, utilizado na formação dos acordes com 7(acordes com sétima), 6(acordes com sexta), 9(acordes com nona), etc…
A seqüência DÓ, DÓ#, RÉ, RÉ#, MI, FÁ, FÁ#, SOL, SOL#, LÁ, LÁ#, SI e , mostrado várias vezes nos artigos, chama-se “escala cromática” e a seqüência de DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI(sem os acidentes “#” e “b“), chama-se “escala de DÓ maior” ou “escala natural”. Com base nessas duas seqüências vamos tirar a “fórmula de formação dos acordes”.
Para que você entenda melhor sobre formação dos acordes, você tem que entender muito bem sobre a formação da escala maior,mostrado no artigo anterior, pois ela é a base de tudo. Lembra-se dos “graus” simbolizados pelos algarismos romanos? Não!? Então veja:

Vamos formar o acorde maior. A regra é pegar-mos a “I”(primeira nota), “III”(terceira nota) e a “V”(quinta nota) da escala maior. A “I”será a nota tônica, a “III” indicará se o acorde é maior ou menor e a “V” indicará se é aumentado ou diminuto(combinando com a terceira).Veja a formação do acorde “C(dó maior):

Essa combinação tem que ter o intervalo de 2tons da “I”(primeira) para a “III“(terceira) e 1tom e meio da “III“(terceira) para a “V“(quinta). vamos somar os intervalos.
Para somar a distância entre (primeira) e MI(terceira), soma-se: DÓ# + RÉ + RÉ# + MI = 2 tons(cada nota vale 1/2 meio tom).
Obs.: Lembre-se que na soma, oculta-se a 1ª nota de cada referência(nesse caso é ).
Para somar a distância entre MI(terceira) e SOL(quinta), soma-se: FÁ + FÁ# + SOL = 1 tom e meio(cada nota vale 1/2 meio tom).`
Obs.: Mais uma vez! Na soma, oculta-se a 1ª nota de cada referência(nesse caso é MI).
Concluímos que a fórmula para formação dos acordes maiores é primeiramente pegar a I, III e V nota da escala correspondente e ointervalo entre essas notas tem que ser 2tons da “I”(primeira) para a “III”(terceira) e 1tom e meio da “III”(terceira) para a “V”(quinta). Veja as combinações dos outros acordes maiores:

.: Acorde “C“(dó maior) :.

.: Acorde “D“(ré maior) :.

.: Acorde “E“(mi maior) :.

.: Acorde “F“(fá maior) :.

.: Acorde “G“(sol maior) :.

.: Acorde “A“(lá maior) :.

.: Acorde “B“(si maior) :.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review